HISTÓRICO DA AUG∴ RESP∴ BENF∴ LOJ∴ SIMB∴ “PEDRO MORA, Nº. 78”
ORIENTE DE MARINGÁ.
Os fatos de que se ocupa a história nada perdem ou ganham, ao atravessar os tempos. Tudo quanto foi visto nestes fatos, tudo quanto neles poderá ser visto, já existia no próprio dia de seu acontecimento; mas eles jamais se deixam apreender completamente, nem penetrar em toda sua profundidade, senhores que são, por assim dizer, de segredos que apenas se deixam revelar com lentidão e, ainda mais, somente quando o homem está em condições de reconhecê-los. E como tudo muda, no homem a sua volta… diríamos que o passado muda segundo o presente: fatos desapercebidos revelam-se nos fatos antigos, e o homem aprende, graças a isto, que, no espaço infinito aberto ao seu conhecimento, tudo permanece constantemente inesgotável e novo para sua inteligência limitada”.
A Loja Pedro Mora é uma realidade, um acontecimento, e sua história se faz presente entre nós. Felizes somos nós, que ao sairmos dos arquivos e das bibliotecas, conversando com os irmãos e andando pelo templo, podemos viver em intimidade com a história de nossa Loja, mergulhar realmente no curso do tempo e narrar os fatos que fizeram e fazem a história da Pedro Mora, fatos estes que não se modificam com o tempo, apenas nos mostram maneiras diferentes de ver e interpretar os mesmos fatos. Dessa forma passamos a narrar abaixo a história da Loja Pedro Mora.
O nome escolhido para a recém fundada Loja Maçônica, foi Pedro Mora, nome este escolhido devido aos relevantes serviços prestados à Maçonaria Brasileira e especialmente à Paranaense por este irmão que passou para o Oriente Eterno em 26 de Julho de 1990, aos 102 anos de idade.
Pedro Mora nasceu em 02 de fevereiro de 1888, na Espanha, sendo seus pais o Sr.Lourenço Mora e Atanázia Fernandes. Em sua união com Dona Encarnação, teve doze filhos: Armando, Lurdinha, Yolanda, Rubens, Raul, Pedrinho, Edith, Iorfinda, Hernann, Hiram, Sidney e Cid Mora. Dos quais três são Maçons da ativa: Hernann, Sidney e Cid Mora.
Vale salientar que seu primeiro filho, o Armando foi batizado na maçonaria.
Foi proposto na Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela de Ipauçu, pertencente ao Oriente de Ipauçu, Estado de São Paulo, no dia 01 de Setembro de 1923, sendo aceito em 15 de Outubro do mesmo ano.
Sendo iniciado nos Augustos Mistérios da Maçonaria na mesma Loja no dia 25 de Outubro de 1923.
Foi fundador de várias Lojas no Estado de São Paulo e Paraná, distribuídas da seguinte forma: No estado de São Paulo as de Ourinhos e Maracaí. No estado do Paraná as de Marialva (Ciência e Justiça); Maringá (Justiça); Apucarana (Trabalho, Ciência e Virtude) e Mandaguari (Estrela do Norte II e Loja de Perfeição). Sendo filiado na ARLS “Ciência e Justiça”, Oriente de Marialva, no dia 05 de setembro de 1953, tendo ficado na ativa até os 100 anos de idade.
Grau 02: em 30 de Novembro de 1923;
Grau 03: em 30 de Novembro de 1923;
Grau 04: em 25 de Novembro de 1924;
Grau 09: em 10 de Fevereiro de 1927;
Grau 14: em 25 de Setembro de 1930;
Grau 17: em 07 de Julho de 1934;
Grau 18: em 27 de Outubro de 1946;
Grau 25: em 31 de Julho de 1956;
Grau 30: em 27 de maio de 1967;
Grau 31: em 22 de Novembro de 1969;
Grau 32: em 15 de Agosto de 1972;
Grau 33: em 16 de Junho de 1974.
A Loja Maçônica PEDRO MORA Nº. 78, foi fundada em 19 de Novembro de 1987, como Loja de Estudos e Pesquisas, com funcionamento todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, conforme relatado pela Ata de Fundação, que transcrevemos abaixo:
Aos Dezenove dias do mês de novembro de um mil, novecentos e oitenta e sete, Dia da Bandeira, no Templo da Augusta e Resp∴ Loja Simb∴ Justiça, Oriente de Maringá, sito no Largo Duque de Caxias, às vinte horas, reuniram-se os irmãos maçons (totalizando 49), que a presente subscrevem com a finalidade de se discutir e aprovar a fundação de uma Loja Maçônica, destinada ao Estudo e Pesquisas dos assuntos maçônicos, bem como a matéria relacionada com a História, Simbologia e Filosofia Maçônica. Tal proposição tem por escopo e atendimento a proposição do Soberano Grão Mestre do Oriente do Paraná, Ir∴ Areli da Silva Correia, com vista à fundação de Lojas de Estudos e Pesquisas, a exemplo da Loja de Estudos Brasil, em funcionamento no Oriente de Londrina, deste Estado.
Por consenso dos presentes, foi escolhido o Ir∴ Frederico Chalbaud Biscaia para exercer a Presidência dos trabalhos. Assumindo a Presidência, indicou o Ir∴ Sérgio Rodrigues, Orador da Loja Justiça, para secretariar os trabalhos da presente reunião.
Pelo Sr. Presidente foi relatada a finalidade da presente reunião, com especial alusão a necessidade do melhor incremento ao Estudo da Maçonaria, tanto no aspecto de sua história, sua doutrina, simbologia maçônica e filosofia da Ordem. Formando elementos capacitados para apresentação de trabalhos maçônicos em Lojas Regulares. Como proposição inicial foi ofertada a denominação da Loja a ser fundada, oferecendo a elevada apreciação dos presentes, o honroso nome de nosso poderoso Ir∴ Pedro Mora, pelos relevantes serviços prestados a maçonaria paranaense e nacional. Mormente em se considerando a proximidade do centenário de vida do aludido irmão, sessenta e oito dos quais, destinados à efetiva participação maçônica. Com tal proposta, a nova loja passará a contar com o título distintivo de “Loja de Estudos e Pesquisas Pedro Mora”. Lançada em discussão a proposta supra, usaram da palavra o Soberano Grão Mestre do Oriente do Paraná, Ir∴ Areli da Silva Correia, destacando a valiosa iniciativa do Ir∴ Biscaia, esclarecendo que a proposição vem de encontro aos planos de difusão do estudo maçônico. Em seguida usou a palavra o Ir∴ Vicente Soares de Oliveira, enaltecendo a Figura do homenageado. Destacando a efetiva contribuição que o mesmo prestou à maçonaria, instalando várias lojas no nosso estado. Em seguida usaram da palavra os IIr∴ Roberto… V∴M∴ da Loja Maringá, bem como José Buzato, Antonio Felipe da Silva, todos apoiando a proposição do Sr. Presidente. Submetida à votação, foi a mesma acolhida pela unanimidade dos presentes, ficando reconhecida a fundação, nesta data, 19 de Novembro de 1987, da “Loja de Estudos e Pesquisas Pedro Mora”, cuja existência, funcionamento e disciplina interna, serão regulamentados pelo Regimento Interno.
Pelo Sr. Presidente foi designado o Ir∴ Sérgio Rodrigues, para composição de proposta dos estatutos da loja, determinando a suspensão provisória da presente reunião, restabelecendo-se sua discussão no dia 23 do corrente mês à 20:00 horas, neste local, quando estarão reunidos os irmãos que integram o Quadro da Loja Maringá.
Reinstalação da Sessão, aos vinte e três dias do mês de novembro de um mil novecentos e oitenta e sete, o Sr. Presidente Ir∴ Frederico Chalbaud Biscaia, decretou reinstalada a sessão de fundação da Loja de Estudos e Pesquisas Pedro Mora, expondo aos presentes o motivo da presente reunião, comunicando-os da instalação da nova Loja, consoante deliberação acima consignada. Pelo Ir∴ Roberto… foi manifestado o apoio integral da Loja Maringá, idêntica confirmação manifestada pelo Ir∴ Antônio Vieira de Paula, em nome da Loja Justiça.
Presentes à reunião os irmãos Manoel Cividanes, Vicente Soares de Oliveira, Amador Luna Hurtado, Jair Ramos, Saulo Mário Cogo, Mamédio Rainha, Clayton Reis e Luigi Nori Ubaldini. Por deliberação dos irmãos presentes ficou disciplinado que a “Loja de Estudos e Pesquisas Pedro Mora”, terá por sede o Templo da Loja Justiça, consoante concordância manifestada pelo V∴M∴ Antônio Vieira de Paula, “Ad referendum” dos irmãos que integram o quadro de Obreiros da mesma.
Deliberou-se que a nova loja funcionará nas primeiras sextas-feiras de cada mês, sendo admitidos os maçons colados no Grau Três e acima.
Pelo presidente foi composta a comissão de três elementos para elaboração de proposta do regimento interno, ficando escolhidos os irmãos Clayton Reis, Jair Ramos e Sérgio Rodrigues, fixando o prazo de quinze dias para conclusão dos trabalhos.
Agradecendo aos presentes, o Sr. Presidente deu por encerrada a sessão de fundação da Loja de Estudo e Pesquisa Pedro Mora, determinando a lavratura da ata, para que passe a formar o acervo histórico da nova Loja. Do que para constar, eu Sérgio Rodrigues lavrei a presente ata, que passa a ser assinada pelo Presidente, demais integrantes da comissão de Fundação. Maringá 23 de Novembro de 1987.
Em 26 de Novembro de 1987 foi permitido pelos Obreiros da Loja Justiça o uso do Templo da Loja, todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, por tempo indeterminado, conforme correspondência da Aug∴ Resp∴ Loj∴ Justiça, Oriente de Maringá, datada de 01 de Dezembro de 1987.
O Ato nº. 17/88 A∴M∴ assinado pelo nosso irmão e membro do quadro atual da Loja Pedro Mora, Areli da Silva Correia, então Grão Mestre, autoriza em 02 de Fevereiro de 1988 o funcionamento provisório da Loja.
O Decreto nº. 02/89 A∴ M∴ também assinado pelo Soberano Grão Mestre do Grande Oriente do Paraná, Areli da Silva Correia, decreta em 05 de junho de 1989 a Regularidade da Loja e expede o BREVÊ CONSTITUTIVO.
Em 15 de maio de 1989 E∴V∴ foi aprovado pelo Grão-Mestre Areli da Silva Correia o primeiro estatuto e Regimento Interno da Loja.
Em 16 de Novembro de 1993, em Assembléia Geral nº. 52, foi aprovada a transformação de Loja de Estudos e Pesquisas em LOJA INICIÁTICA.
Em 08 de Fevereiro de 1994, em Assembléia Geral nº. 56, foi aprovado o segundo Estatuto e Regimento Interno da Loja, já transformada em INCIÁTICA e com reuniões todas as terças-feiras.
Em 21 de Março de 1994, através do Decreto nº. 007/93 A∴M∴, o Ir∴ Lourival Pedro Kaled, Soberano Grão Mestre do Grande Oriente do Paraná, aprova a transformação da Loja de Estudos e Pesquisas Pedro Mora, Oriente de Maringá, em A∴ R∴ L∴ S∴ PEDRO MORA, nº. 78 em Loja Iniciática, com a devida alteração de seu Estatuto e Regimento Interno.
A Instalação da Loja foi presidida pelo Ir∴ Frederico Chalbaud Biscaia, que também foi Venerável provisório até 15/05/89, secretariada pelo Irmão Sérgio Rodrigues.
Em 11 de outubro de 2014, foi concedido o Título de Benfeitora da Maçonaria Paranaense, pela LEI nº 021/2014 do GOP assinado pelo G⸫ M⸫ João Krainski Neto.
O título foi concedido não só por haver completado seus 25 anos de trabalhos maçônicos, mas também pelos relevantes serviços prestados à sociedade, destacando-se a AFIM Associação de Apoio ao Fissurado Lábio-Palatal de Maringá, Lar Escola da Criança de Maringá e das ordens para maçônicas: Capítulo Maringá nº 89 da Ordem Demolay, Ordem Internacional das Filhas de Jó Bethel nº 4 – Campo das Acácias e a Fraternidade Pedro Mora.
Em 18/06/2016, às 16h30m, no templo da Loja Justiça, onde nos abrigamos, com a presença de 33 (Trinta e treis) IIr∴ da A∴R∴B∴L∴S∴ Pedro Mora N.º 78 e 43 (Quarenta e treis) IIr∴ visitantes, totalizando 76 IIr∴, representando 21 lojas e várias autoridades maçônicas locais e estaduais, destacando-se o G⸫M⸫ Ir⸫ João Krainski Neto, Presid⸫ da S⸫A⸫L⸫M⸫ Ir⸫Sidney Sendtko e Presid⸫ do E⸫T⸫J⸫M⸫ Ir⸫ Gilson dos Santos, foi realizado sessão Magna pela S⸫A⸫L⸫M⸫, presidida pelo Ir⸫ Sidney, nesta oportunidade a Loja recebeu oficialmente o título de Benfeitora.
Na mesma sessão o G⸫M⸫ Ir⸫ Krainski, procedeu a entrega e a Sagração do novo Estandarte.
1ª GESTÃO – DE 17 DE MAIO DE 1989 A 29 DE SETEMBRO DE 1990
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
FREDERICO CHALBAUD BISCAIA
SÉRGIO RODRIGUES
VICENTE SOARES DE OLIVEIRA
CLAYTON REIS
WILSON JOSÉ BOSO
2ª GESTÃO – DE 29 DE SETEMBRO DE 1990 A 14 DE SETEMBRO DE 1991
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
SÉRGIO RODRIGUES
LUIGI MORI UBALDINI
AMADOR LUNA HURTADO
CLAYTON REIS
EDISON FERNANDO MARANGONI
3ª GESTÃO – DE 14 DE SETEMBRO DE 1991 A 10 DE MAIO DE 1992
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
SAULO MÁRIO COGO
EDISON FERNANDO MARANGONI
JAIME RAMOS
SÉRGIO RODRIGUES
ANTONIO ROBERTO VILIBOR
4ª GESTÃO – DE 10 DE MAIO DE 1992 A 14 DE MAIO DE 1993
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
LUIGI MARI UBALDINI
AMADOR LUNA HURTADO
URACI CARDOSO
SÉRGIO RODRIGUES
ORLANDO RODRIGUES DA SILVA
5ª GESTÃO – DE 14 DE MAIO DE 1993 A 23 DE JUNHO DE 1995
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
DEPUTADO
FRANCISCO MARQUES PEREIRA
AVELINO MARDEM FREITAS MORAES
PEDRO FERNANDES DA SILVA
ORLANDO RODRIGUES DA SILVA
OLAVO UNGARI
JOSMAR JOSÉ DOS SANTOS
6ª GESTÃO – DE 24 DE JUNHO DE 1995 A 23 DE JUNHO DE 1997
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
DEPUTADO
PEDRO FERNANDES DA SILVA
JOÃO ESTEVES PARRA
GUILHERME VILLALVA
OLAVO UNGARI
ORLANDO RODRIGUES DA SILVA
JOSMAR JOSÉ DOS SANTOS
7ª GESTÃO – DE 24 DE JUNHO DE 1997 A 23 DE JUNHO DE 1999
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
DEPUTADO
OLAVO UNGARI
JOÃO ESTEVES PARRA
GUILHERME VILLALVA
ORLANDO RODRIGUES DA SILVA
VALTAIR DELFINO SOARES
JOSMAR JOSÉ DOS SANTOS
8ª GESTÃO TERCEIRO MILÊNIO – JUNHO DE 1999 À JUNHO DE 2001
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
DEPUTADO
ORLANDO RODRIGUES DA SILVA
GUILHERME VILLALVA
WILSON ANTONIO PELARIM
KALIL JAYME MAINARDES
CARLOS ROBERTO VELTRINI
JOSMAR JOSÉ DOS SANTOS
9ª GESTÃO FRATERNIDADE – JUNHO DE 2001 À JUNHO DE 2003
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
DEPUTADO
GUILHERME VILLALVA
WILSON ANTONIO PELARIM
CARLOS ROBERTO VELTRINI
FERNANDO GUILHERME RICHTER
PAULO ROBERTO SABO
NESTOR KOITI IWASAKI
10ª GESTÃO ACÁCIA – JUNHO DE 2003 À JUNHO DE 2005
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
DEPUTADO
CARLOS ROBERTO VELTRINI
PAULO ROBERTO SABO
VLADIMIR PIRES MARTINS
MARCOS VINICIUS FERNANDES MIRANDA
RAUL IGNATIUS NOGUEIRA
JOÃO ESTEVES PARRA
11ª GESTÃO IGUALDADE – JUNHO DE 2005 À JUNHO DE 2007
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
DEPUTADO
VLADIMIR PIRES MARTINS
MOACYR AUGUSTO COSTA
FRANCISCO VERAIL DO NASCIMENTO
EDNEI ROBERTO ZUIM
JOSÉ RENATO SERNACHE DE FREITAS
ISRAEL LOBO COELHO
12ª GESTÃO BELEZA FORÇA E SABEDORIA – JULHO DE 2007 À JULHO DE 2009
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
DEPUTADO
JOSÉ RENATO SERNACHE DE FREITAS
EDNEI ROBERTO ZUIM
ANÍLSON GERALDO SGUAREZZI
PAULO ROBERTO SABO
LÚCIO ALBERTO GOMES
CARLOS ROBERTO VELTRINI
13ª GESTÃO ROMÃ – JULHO DE 2009 À JULHO DE 2011
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
DEPUTADO
GUILHERME VILLALVA
DORIVAL DONIZETE STABILE
LAÉRCIO APARECIDO BENEDITO RAMALHO
MOACYR AUGUSTO COSTA
PAULO ROBERTO SABO
CARLOS ROBERTO VELTRINI
14ª GESTÃO JUBILEU DE PRATA – JULHO DE 2011 À JULHO DE 2013
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
DEPUTADO
LÚCIO ALBERTO GOMES
ANILSON GERALDO SGUAREZI
JAIR CORDEIRO GARCIA
DORIVAL DONIZETE STABILE
ROBSON FARIA BARBOSA
CARLOS ROBERTO VELTRINI
15ª GESTÃO LIBERDADE – JULHO DE 2013 À JULHO DE 2015
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
TESOUREIRO
DEPUTADO
ANILSON GERALDO SGUAREZI
PAULO ROBERTO SABO
EDER HUDSON VELTRINI
JAIR CORDEIRO GARCIA
VALDENIR ROBERTO SANTORO
NELSON FLORIANO DOS SANTOS
CARLOS ROBERTO VELTRINI
16ª GESTÃO LUZ – JUNHO DE 2015 À JULHO DE 2017
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
TESOUREIRO
DEPUTADO
PAULO ROBERTO SABO
EDNEI ROBERTO ZUIM
JUAREZ GERALDO ROSA REGLA
ROBSON FARIA BARBOSA
CAIO COPETTI
NELSON FLORIANO DOS SANTOS
WILSON ANTONIO PELARIN
17ª GESTÃO FORÇA E UNIÃO – JUNHO DE 2017 À JULHO DE 2019
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
TESOUREIRO
DEPUTADO
JUAREZ GERALDO ROSA REGLA
ANGELO JOSE RODRIGUES DO AMARAL
ROBSON FARIA BARBOSA
EVERALDO BELO MORENO
ITAMAR DE MENDONÇA
JAIR CORDEIRO GARCIA
WILSON ANTONIO PELARIN
18ª GESTÃO ET LUX TENEBRIS – JULHO DE 2019 À JUNHO DE 2021
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
TESOUREIRO
DEPUTADO
JOSÉ RENATO SERNACHE DE FREITAS
VINICIUS TADEU BEDIN FRANÇA
ITAMAR DE MENDONÇA
EDNEI ROBERTO ZUIM
ELTON GALDINO BERTOCO
ANDREY MARLON BUENO DOS SANTOS
WILSON ANTONIO PELARIN
19ª GESTÃO DESPERTAR – JULHO DE 2021 À JUNHO DE 2023
VENERÁVEL MESTRE
PRIMEIRO VIGILANTE
SEGUNDO VIGILANTE
ORADOR
SECRETÁRIO
TESOUREIRO
DEPUTADO
ITAMAR DE MENDONÇA
RICARDO FERREIRA GOMES
ELTON GALDINO BERTOCO
GEORGE LUIS COELHO SILVA
LUIZ ALBERTO DE OLIVEIRA
ANDREY MARLON BUENO DOS SANTOS
PAULO ROBERTO SABO
MEMORIAL DESCRITIVO DO EMBLEMA E ESTANDARTE DA
AUG∴ RESP∴ BENF∴ LOJ∴ SIMB∴ PEDRO MORA Nº 78
COMO É DE PRAXE EM TODOS OS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES QUE SÃO CRIADOS, QUANDO DAS REUNIÕES DE FUNDAÇÃO DA “LOJA DE ESTUDOS E PESQUISAS PEDRO MORA”, FOI SOLICITADO A CRIAÇÃO DE UM EMBLEMA PARA A REFERIDA LOJA, TENDO COMO REFERÊNCIA OS ELOS DE UMA CORRENTE, SIMBOLIZANDO AS LOJAS FUNDADAS PELO IR∴PEDRO MORA, CUJO NOME FOI DADO A ESTA, FICANDO COMPOSTO CONFORME DESCRIÇÃO A SEGUIR.
- OS ELOS UNIDOS EM NÚMERO DE CINCO, REPRESENTANDO AS LOJAS FUNDADAS NO ESTADO DO PARANÁ, FORMANDO UMA FIGURA PLANA DE UM PENTÁGONO, UM DOS EMBLEMAS MAIS IMPORTANTES DA MAÇONARIA E QUE ESTÁ LIGADO AO PENTAGRAMA. CHAMA ELE, PARTICULARMENTE A ATENÇÃO PELO FATO DE FORMAR O ESBOÇO DA ESTRELA DE CINCO PONTAS, QUE É O CARACTERÍSTICO LAÇO DO AMOR FRATERNAL QUE UNE A IRMANDADE INTEIRA.
- TENDO EM SEU INTERIOR, EM PRIMEIRO PLANO A ESQUERDA UMA TOCHA, TENDO EM SEU ARCHOTE O CAPITEL DA COLUNA JÔNICA, SIMBOLIZANDO A LUZ DA SABEDORIA. ENTRE OS ANTIGOS, AS TOCHAS ERAM ACESSÓRIOS OBRIGATÓRIOS EM TODAS AS CERIMÔNIAS. ESTE USO ENTROU PARA A MAÇONARIA, PRINCIPALMENTE NOS ALTOS GRAUS. É COSTUME USAR TOCHAS COMO DEMONSTRAÇÃO DE HONRARIA NA RECEPÇÃO DE ILUSTRES VISITANTES. NÃO É PARA ILUMINAR O VISITANTE, QUE O FAZEM PRECEDER COM UMA TOCHA, MAS PARA SIMBOLIZAR A LUZ QUE ELE REPRESENTA.
- AO CENTRO EM PRIMEIRO PLANO, TRÊS VOLUMES DE LIVROS EMPILHADOS EM FORMA DE DEGRAUS, QUE ALUDEM INICIALMENTE O ESTUDO, EMPILHADOS EM FORMA DE DEGRAUS, SIMBOLIZANDO OS TRÊS DEGRAUS PARA CHEGAR-SE AO TRONO DA SABEDORIA, QUE SÃO: PUREZA, DE SENTIMENTOS, LUZ DA VERDADE E A VERDADE CRISTALINA, SOBRE ELES UM PERGAMINHO ABERTO, SIMBOLIZANDO AS ANTIGAS ESCRITURAS DO VELHO TESTAMENTO, NO QUAL ESTÃO OS SALMOS, TENDO EM SUA PARTE INFERIOR POUSADA UMA LUPA, QUE MUITO NOS AUXILIOU NA PESQUISA PARA O BEM DA HUMANIDADE.
- PARTINDO DA TOCHA, CÍRCULOS DE DIFUSÃO DA LUZ, EM NÚMERO DE TRINTA E TRÊS, SIMBOLIZANDO OS TRINTA E TRÊS GRAUS; DO ÂNGULO SUPERIOR DIREITO DIRIGINDO-SE ATÉ PRÓXIMO A LUZ DA CHAMA, O GRAU MAIS ELEVADO, DE NOSSA ORDEM.
- NO ÂNGULO SUPERIOR DO PENTÁGONO, O EMBLEMA MAÇÔNICO, ESQUADRO E O COMPASSO, É O TODO DA MAÇONARIA: É SUA ESSÊNCIA; É A MANIFESTAÇÃO DE SEUS SUBLIMES PRINCÍPIOS, SUA FORMA E ESSA MESMA CLAREZA TRADUZ O CONJUNTO DE UM MUNDO SEM CAOS, QUE NOS CONVIDA AO ESTUDO E A MEDITAÇÃO, TENDO EM SEU CENTRO, A LETRA “G” COM TODO O SEU SIGNIFICADO.
- EM VOLTA COMPONDO, O CÍRCULO, TENDO INSERIDO EM SEMICÍRCULO EM SEU INTERIOR A INSCRIÇÃO “LOJA DE ESTUDOS E PESQUISA PEDRO MORA”, E NO SEMICÍRCULO INFERIOR “OR∴ DE MARINGÁ PR.”, TENDO ACIMA, E ABAIXO DO PENTÁGONO A DATA DE FUNDAÇÃO 19/11/1987. AINDA NO SEMICÍRCULO INFERIOR, DOS LADOS DIREITO E ESQUERDO, DOIS RAMOS DE ACÁCIA, SIMBOLIZANDO AS DUAS PRIMEIRAS LOJAS, FUNDADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO.
- VERDE – É A COR DA NATUREZA, DA CRIAÇÃO, DO RENASCIMENTO E TAMBÉM DA VIDA. NAS VIRTUDES TEOLOGAIS, É O SÍMBOLO DA ESPERANÇA, MAS TAMBÉM O SÍMBOLO DA REVELAÇÃO, DO AMOR FELIZ DA ALEGRIA E DA PROSPERIDADE. RESULTANTE DA MISTURA DE DUAS CORES BÁSICAS, AZUL QUE É A COR DO CÉU, A DA TOLERÂNCIA QUE DEVE CARACTERIZAR E CONDICIONAR A ATITUDE DOS MAÇONS, E O AMARELO, QUE ALUDE AS NUVENS DOURADAS DO AMANHECER DO DIA E DO FINAL DE UM DIA, A RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DA NATUREZA.
- BRANCO – ESTA COR É O RESULTADO DA IMPRESSÃO PRODUZIDA NO ÓRGÃO VISUAL PELOS RAIOS DA LUZ NÃO DECOMPOSTA. É A COR QUE REFLETE O ABSOLUTO, O TRIUNFO DOS ELEITOS E DOS ANJOS, “ O BRANCO É A COR DA VERDADE ABSOLUTA, ELA SOMENTE REFLETE TODOS OS RAIOS LUMINOSOS; É A UNIDADE DA QUAL TODAS AS CORES PRIMITIVAS EMANAM”. O BRANCO É TAMBÉM UMA DAS CORES MAIS IMPORTANTES DO SIMBOLISMO MAÇÔNICO, NAS CERIMÔNIAS E NOS ATRIBUTOS DA ORDEM. O AVENTAL, A GRAVATA E AS LUVAS DO MAÇOM DOS GRAUS SIMBÓLICOS SÃO BRANCOS.
- NA DATA DE 16/11/1993 EM ASSEMBLEIA GERAL Nº 52, FOI APROVADA A TRANSFORMAÇÃO DE LOJA DE ESTUDOS, EM LOJA INICIÁTICA. E EM 21/03/1994, ATRAVÉS DO DECRETO 007/93, FOI APROVADA A TRANSFORMAÇÃO DA LOJA DE ESTUDOS E PESQUISA PEDRO MORA EM “AUG∴ RESP∴ LOJ∴ SIMB∴ PEDRO MORA Nº 78”, ALTERANDO-SE ASSIM O ITEM 6 COM A SUA NOVA DENOMINAÇÃO NO ESTANDARTE.
- NA DATA DE 16/11/1993 EM ASSEMBLEIA GERAL Nº 52, FOI APROVADA A TRANSFORMAÇÃO DE LOJA DE ESTUDOS, EM LOJA INICIÁTICA. E EM 21/03/1994, ATRAVÉS DO DECRETO 007/93, FOI APROVADA A TRANSFORMAÇÃO DA LOJA DE ESTUDOS E PESQUISA PEDRO MORA EM “AUG∴ RESP∴ LOJ∴ SIMB∴ PEDRO MORA Nº 78”, ALTERANDO-SE ASSIM O ITEM 6 COM A SUA NOVA DENOMINAÇÃO NO ESTANDARTE.
IR∴ SAULO MÁRIO COGO
- NA DATA DE 16/11/1993 EM ASSEMBLEIA GERAL Nº 52, FOI APROVADA A TRANSFORMAÇÃO DE LOJA DE ESTUDOS, EM LOJA INICIÁTICA. E EM 21/03/1994, ATRAVÉS DO DECRETO 007/93, FOI APROVADA A TRANSFORMAÇÃO DA LOJA DE ESTUDOS E PESQUISA PEDRO MORA EM “AUG∴ RESP∴ LOJ∴ SIMB∴ PEDRO MORA Nº 78”, ALTERANDO-SE ASSIM O ITEM 6 COM A SUA NOVA DENOMINAÇÃO NO ESTANDARTE.
- EM 11/10/2014, ATRAVÉS DA LEI 021/2014, APROVADA PELA S⸫A⸫L⸫M⸫, A LOJA FOI AGRACIADA COM O TÍTULO DE BENFEITORA DA MAÇONARIA PARANAENSE. COM ISSO ALTERANDO O ITEM 9 COM A NOVA DENOMINAÇÃO PARA “AUG∴ RESP∴ BENF∴ LOJ∴ SIMB∴ PEDRO MORA Nº 78”.
O ESTANDARTE
O ESTANDARTE DA LOJA MEDE 0,70 M DE LARGURA E 1,00 M DE ALTURA, A PARTE INFERIOR TEM O FORMATO DE UM TRIÂNGULO COM ALTURA DE 0,18M.
É CONFECCIONADO EM TECIDO DE VELUDO NA COR BRANCA, ORLADO COM FRANJAS AZUIS NAS LATERAIS E INFERIOR.
NAS LATERAIS PENDEM DOIS CORDÕES AZUIS COM UM PINGENTE NAS PONTAS.
NA PARTE SUPERIOR, A INVOCAÇÃO A∴G∴D∴G∴A∴D∴U∴, COMO PREMISSA IRREFUTÁVEL NA EXISTÊNCIA DO CRIADOR.
LOGO APÓS, ESTÁ O TÍTULO DISTINTIVO DA LOJA NA COR AZUL, EM LETRAS FONTE “ALGERIUM” TAMANHO 109.
AO CENTRO ESTÁ O EMBLEMA DA LOJA.
ABAIXO DO EMBLEMA ESTÁ A EXPRESSÃO “SOB OS AUSPÍCIOS DO GRANDE ORIENTE DO PARANÁ”